Quem somos - Impact Hub Floripa
O IMPACT HUB FLORIPA É PARTE DE UMA REDE GLOBAL
Quem Somos

De Floripa à Amsterdam, de Singapura à São Francisco, de Joanesburgo à Zurich, nós criamos espaços de trabalho inspiradores.

Conectamos uma comunidade vibrante de empreendedores e produzimos conteúdo relevante para impulsionar a inovação através da colaboração entre os diversos setores, disciplinas e gerações.

Fazemos isso através de eventos, programas e escritórios colaborativos que são a casa de empreendedores interessados em direcionar suas atividades para criar um mundo radicalmente melhor, que colaboram entre si buscando fomentar os negócios de todos na rede.

impact_hub_floripa_hub_escola_quem_somos_coworking_comunidade_empreendedora
impact_hub_floripa_hub_escola_quem_somos_coworking_comunidade_empreendedora
impact_hub_floripa_hub_escola_quem_somos_coworking_comunidade_empreendedora
Impact Hub Floripa em números

86%

dos nossos membros aumentaram suas motivações pessoais ao trabalhar no coworking

54%

dos nossos dizem que impacto é tão ou mais importante que dinheiro para sua definição de sucesso

40%

dos nossos membros deu feedback ou conselho para outro membro

+ 600

membros

Visão

Em menos de 3 anos, construímos uma comunidade e tanto! Ela é formada por gente de carne e osso, que sonha, se emociona, erra e busca melhorar. Essa galera se desafia, cria negócios, investe no que acredita, troca experiências com outros empreendedores e está comprometida em melhorar a cidade.

Foram muitas as histórias que vivemos juntos: os clientes apresentados, as dicas valiosas dadas no cafezinho, os fuckups compartilhados e os desafios encarados, com aquele empurrãozinho do outro.

Neste próximo ciclo de 3 anos, queremos aumentar o tamanho do nós e gerar impacto positivo para nós mesmos, nossos clientes e nossa cidade.

Como fazemos isso - Dica da Equipe

No quadro Dicas da Equipe nosso time compartilha com você como faz a inovação acontecer na prática.

São diversas metodologias usadas no nosso dia-dia e agora compartilhadas com você!

Maíra Rodrigues | Brainstorm

Metodologia ágil aplicada no dia-a-dia é por aqui mesmo. Com o projeto “Dica da Equipe” vamos compartilhar algumas das nossas experiências na gestão do Impact Hub Floripa e dos espaços de eventos.

Desta vez o tema que a Maíra Rodrigues escolheu falar, foi o Brainstorm.

Confere só o que ela tem a dizer 😉

Thaís Balistieri | Reunião de prioridades

Toda segunda-feira, início da tarde, nossa equipe das 3 unidades (Primavera, Sul da Ilha e Pedra Branca) se reúne para definir as prioridades da semana.

Essa reunião é toda estruturada em 4 momentos específicos e dinâmicos.

Vem conhecer como atuamos semanalmente, com a Dica da Equipe da Thaís Balistieri, a Bali.

Ana Hoffmann | Como divulgar melhor seu evento

Mil coisas podem ser feitas para seu evento ser maravilhoso, mas antes de tudo, é fundamental que haja pessoas nele, concorda?

Pra isso, a Ana Hoffmann – gerente de eventos do Impact Hub Pedra Branca – traz os hacks que aprendeu na área e as melhores práticas sobre como divulgar melhor seu evento.

 

Kaíque Cedro | Day One

O Kaíque é nosso estagiário de comunidades e no Impact Hub Sul da Ilha a pessoa responsável por fazer acontecer o DAY ONE é ele. Vem conhecer a metodologia que usamos para conectar os membros que estão chegando por aqui, de forma humana, organizada e rápida.

Gabriela Werner | OKR’s

Todos os nossos anos são regidos por objetivos e resultados super claros. Neste vídeo a Gabi fala como definimos os nossos OKR’s – objective key results – anuais e trimestrais.

As ações do time todo passam a fazer um sentido bem especial e todos sabem qual o propósito das suas atividades. Confere essa nossa forma de atuar em conjunto.

Talita Matos | Diversidade nos times

A diversidade do mundo representada nos nossos times.

A dica da equipe apresentada pela Talita Matos, nossa gerente de comunidades do Impact Hub Primavera, trata do processo seletivo que aplicamos com nosso time de estagiários. 

Preparamos um processo seletivo bem diverso e explicado passo-a-passo. Vem ver e se inspirar para aplicar na sua empresa também.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no nosso dia-a-dia

A ONU determinou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

accelerate_2030_objetivos_desenvolvimento_sustentavel_ods_aceleração_negocios_impacto_social_ambiental_impact_hub_floripa_coworking_espaco_eventos

Sentimos o chamado e os 17 ODSs não ficam só no discurso por aqui. Praticamente todas as nossas ações – seja de coworking ou dos espaços de eventos – de alguma forma estão conectadas a eles. Quando vamos pensar em um evento, por exemplo, já entra automaticamente a reflexão de qual dos ODSs está envolvido e se faz sentido darmos sequência a ele.

Em 2019 nos tornamos SIGNATÁRIOS do Movimento ODS de Santa Catarina e nos unimos a um grupo de pessoas e organizações que vibram na mesma sintonia. Isso significa que fazemos parte, ativamente, deste movimento pelos ODSs no Brasil e assumimos um compromisso formal com eles.

impact_hub_floripa_signatario_objetivos_desenvolvimento_sustentavel_ods
Relatórios de Impacto

Tudo o que fazemos é para apoiar a criação e fortalecimento de uma comunidade empreendedora diversa, resiliente e orientada a gerar impacto socioambiental positivo.

O Relatório de Impacto se propõe a mensurar e compartilhar todo o impacto positivo atingido pela nossa comunidade durante nossos anos de operação.

relatorio_de_impacto_impact_hub_floripa_empresa_zebra_primavera_acate_sul_da_ilha_rio_tavares_campeche_pedra_branca_palhoca

Relatório de Impacto 2016

relatorio_de_impacto_impact_hub_floripa_empresa_zebra_primavera_acate_sul_da_ilha_rio_tavares_campeche_pedra_branca_palhoca

Relatório de Impacto 2017

relatorio_de_impacto_impact_hub_floripa_primavera_acate_sul_da_ilha_campeche_rio_tavares_beira_mar_bocaiuva_pedra_branca_palhoca_coworking_espoaco_eventos_comunidade_espaco_inspirador

Relatório de Impacto 2018

Empresas Zebra

Você sabe o que são as empresas zebra?

Há um tempo conhecemos o conceito de empresa zebra e fez muito sentido para nossa realidade. Ele se apoia na intenção de construir a infraestrutura para apoiar empresas que querem equilibrar lucratividade e propósito, valorizar o compartilhamento de poder e recursos e criar uma sociedade mais justa.

Tudo porque se entende que o modelo de negócio de uma empresa impacta tanto aqueles que diretamente trabalham lá, quanto quem consome seus produtos e serviços, até a sociedade como um todo.

No texto “Sex & Startups”, as autoras Jennifer, Mara, Astrid e Aniyia defendem que o modelo de negócios de uma empresa gera comportamento em escala.

É um movimento em contrapartida aos negócios em que o retorno financeiro dos acionistas prevalece ao bem-estar social, assim como o consumo em detrimento da criação. Este novo movimento tem um novo símbolo: a empresa zebra.

“Por que as zebras?

  1. Para afirmar o óbvio: ao contrário dos unicórnios, as zebras são reais.
  2. As empresas zebra são pretas e brancas: elas são lucrativas e melhoram a sociedade. Elas não sacrificam um pelo outro.
  3. As zebras também são mutualistas: ao se unirem em grupos, elas protegem e preservam umas às outras. Sua entrada individual resulta em uma produção coletiva mais forte.
  4. As empresas zebra são construídas com resistência inigualável e eficiência de capital, desde que as condições permitam que elas sobrevivam”

Como diz a Gabriela Werner, nossa CEO, “Por tudo isso, nos reconhecemos como empresa zebra, nos inspiramos com o impacto positivo de muitos dos nossos 600 membros na Grande Florianópolis e 17.000 membros ao redor do mundo e nos colocamos a serviço para apoiar e nutrir uma verdadeira manada de empresas zebra na nossa cidade”