Ferramentas online para manter a conexão
31 março 2020 - Ana Hoffmann

Em tempos de isolamento social, é recomendado que as pessoas evitem sair de suas casas e abram mão de seus encontros, sejam eles com suas famílias, seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo com a natureza. Tendo em vista cenários como este, como não perder o sentimento de conexão?

Como já falamos aqui nesse espaço, acreditamos que o senso de comunidade está além do espaço físico e que ele abrange as pessoas e o que elas compartilham, como elas se conectam, como se ajudam e contribuem para o crescimento do todo. Para nós, são as comunidades que mantém as conexões vivas e hoje elas contam com o apoio da tecnologia e de ferramentas online – que facilitam conversas e processos e aproximam pessoas. 

Por isso, separamos aqui algumas ferramentas online que vão te ajudar a manter a conexão: com vocês mesmo, com sua família e amigos e com o seu trabalho. 

Mantendo a conexão com o “eu” 

Antes de olhar para o outro, é importante olhar para si mesmo. Cuidar da saúde física, emocional e mental é fundamental para manter o equilíbrio em cenários complexos. 

O Cíngulo participou do nosso programa de aceleração de negócios de impacto, o Accelerate2030, e até já recebeu o prêmio de Melhor App de 2019 do Google Play. É um aplicativo de terapia guiada para ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, ânimo, foco, entre outros. No primeiro momento, você faz uma autoavaliação que mostra o seu nível de bem-estar emocional e traz uma série de recomendações para trabalhar seus pontos de desenvolvimento. Além disso, você pode ter um diário onde registra seu humor, o que te faz bem ou mal e o que aprendeu no dia. É um aplicativo incrível para ajudar no seu autoconhecimento e saúde mental.

Para cuidar da mente, o Insight Timer funciona como uma espécie de rede social para meditação. Você pode meditar sozinho ou em grupo! Além da meditação guiada, você também encontra um recurso para a reprodução de sons que podem te ajudar a relaxar seu corpo e mente em momentos de estresse e ansiedade. 

  • BTFIT: Saúde física em dia. 

Cuidar da mente é importante mas da saúde física também é. Esse app oferece aulas coletivas gratuitas de Pilates, Workout, Abdominal, Yoga, Ballet Fitness e CardioDance com a partir de 15 minutos de duração. Importante para liberar toda essa energia acumulada. 

Mantendo a conexão com a família e os amigos

Vivemos de relações e interações sociais e estamos o tempo todo em contato com outras pessoas. Agora que não dá mais para fazer aquele almoço de domingo com a família, nem marcar um happy hour no bar com os colegas e muito menos um cineminha com os amigos, o que fazer para manter as interações constantes? Dá só uma olhada em ferramentas online para manter a conexão com as pessoas que você ama.

O Hangouts é uma ferramenta de videochamada, chat e chamada de voz que traz as reuniões e bate-papos para o ambiente online. Ele é uma das ferramentas online mais simples e gratuitas do Google, e dá pra acessar tanto pelo computador quanto pelo celular ou tablet. Vale então fazer desde um café da tarde com a família e até um happy hour com os amigos, mantendo todos juntos, por videochamada.

  • StopotS: Um pouco de diversão com os amigos

Brincadeiras leves para jogar com a galera? Temos também! O Stopots recria o jogo “Stop” no mundo online. Ele funciona assim: responda o mais rápido possível de acordo com a letra sorteada, depois valide as respostas, online, e divirta-se vendo as respostas dos adversários. Dá pra jogar com desconhecidos ou com seu grupo de amigos. #dicadohub Jogue o StopotS durante uma videochamada do Hangouts que fica super divertido.

Mantendo a conexão com o trabalho

Na quarentena, muitas empresas precisaram parar e adotar o home office. Essa estrutura distancia fisicamente os times e, apesar de não ser uma modalidade nova, apresenta alguns desafios de gestão. E quando falamos em gestão, não nos referimos apenas de pessoas, mas também de tempo e processos. Selecionamos aqui algumas ferramentas online que vão ajudar você e sua empresa a trabalhar melhor em home office.

  • Zoom: Fazendo reuniões com os times 

O Zoom é uma das melhores ferramentas de vídeo para fazer reuniões empresariais – e a sua versão grátis já é bem completa! Possui recursos de videoconferência, webconferência e de colaboração em grupo. É possível reunir até 100 pessoas em reuniões com duração de 40 minutos.

Outras ferramentas para reuniões online: Whereby, BlueJeans, Jisti.

  • Slack: Comunicação interna

Usamos e amamos no time do Impact Hub Floripa. O Slack é uma plataforma de comunicação, onde você pode criar salas segmentadas por equipes, temas ou da forma que você achar melhor. Dá para carregar imagens e documentos nas conversas individuais ou nos grupos e funciona como um “whatsapp” corporativo (mais profissional e completo). 

  • Trello: Gestão de projetos e de informação 

O Trello é uma ótima ferramenta colaborativa de gestão de projetos. Você cria seu projeto e organiza as tarefas com cards. Nele é possível de definir prazos, criar listas e compartilhar atividades com a equipe. Disponível na versão desktop e mobile também.

Mais ferramentas para gestão de projetos e times: Notion, Mural, Miro.

Mais uma ferramenta gratuita do Google, o Keep é um bloco de notas onde você pode fazer suas anotações, guardar ideias, links e criar listas de tarefas. Você pode acessar pelo seu computador ou baixar o app Google Keep em seu celular ou tablet.

Ferramenta para criar interações em tempo real, como: nuvem de palavras, enquetes e coleta de perguntas. Ela pode ser usada para grandes grupos e gera bastante engajamento.

Outras ferramentas para pesquisas e formulários: Airtable, Formulários Google, Typeform.

Esperamos que essas ferramentas online te ajudem nessa quarentena.

Nossa dica final é usar esse momento e essas ferramentas para olhar para si mesmo e para suas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. O que faz sentido para você e sua empresa? O que precisa mudar? Quem você quer ser depois do isolamento social?

E lembre-se: estamos junt@s nessa.