Cultura nômade na prática - Impact Hub Floripa
Cultura nômade na prática
5 fevereiro 2019 - Impact Hub

Todos nós fomos moldados a cumprir horários e estar presentes fisicamente no trabalho. O exercício de uma profissão sempre esteve ligado a um endereço fixo. Foi assim com nossos avós e nossos pais. Mas a realidade vem mudando com uma velocidade inédita e o que era incontestável até há pouco já está sendo colocado à prova. Práticas e posturas se transformam a cada dia.

Na BriviaDez, questionamos certezas. Fazemos o exercício contínuo de sair da zona de conforto, estando abertos ao novo e conectados ao mundo. É uma postura contemporânea. Desconstruímos pensamentos arraigados e promovemos uma nova cultura, estimulando o comportamento colaborativo e desenvolvendo um ambiente que aproxime os times de trabalho, mesmo que estejam em locais diferentes.

Tudo isso forma uma organização com pessoas mais criativas e produtivas. Empregando tecnologia, reduzimos barreiras que antes pareciam intransponíveis e permitimos que as pessoas se sintam próximas, apesar da distância geográfica que as separam. Cada colaborador é um agente ativo dessa revolução. Com isso, existe um senso de pertencimento ainda mais forte.

Não há mais restrições físicas para que se trabalhe de diferentes lugares. É o fim das distâncias. Acreditamos em times multidisciplinares e na troca de ideias para a soma de conhecimento, de repertórios e, principalmente, de resultados. Oferecemos liberdade na prática, com horários flexíveis e alternativa de trabalho remoto. Isso porque o que realmente importa para o cliente é a entrega final.

Ou seja: estamos em todos os lugares ao mesmo tempo e dividindo a energia da transformação. Temos profissionais trabalhando em diversas cidades do país e até fora, e todos estão a um clique de distância. Desde sempre, estar em movimento é o que fazemos. Sem limites, sem obstruções. Somos libertos, inquietos. É o que chamamos de cultura nômade – o que forma a nossa própria identidade.

 

Uma escolha que tem tudo a ver

Não escolhemos o Impact Hub para ser a nossa sede em Santa Catarina à toa. A comunidade empreendedora conecta-se profundamente com o sentido de existir da BriviaDez. É um espaço descontraído, interativo e criativo para conviver e trabalhar.  

Fazer de um ambiente colaborativo a nossa casa – assim como já fizemos em Porto Alegre e faremos em São Paulo – inspira a circulação de ideias, a inovação e o conteúdo inteligente. É um modelo de negócio sustentado a partir da conexão de pessoas, com um networking que não para. Das nossas quatro sedes no Brasil, três estão inseridas em hubs de inovação.

Onde há gente, há criatividade. Eis o principal ingrediente que fermenta nosso trabalho. A qualidade dos nossos serviços depende da capacidade de integração com o ecossistema de transformação. Por isso, desenvolvemos políticas para estimular o comportamento nômade dentro de um postura de desbravamento. Nossos integrantes são jovens, de alma e de curiosidade. Pensando sempre à frente, fervilham mudança e atuam com um mindset genuinamente digital.

Essa iniciativa se reflete na entrega de nossas campanhas, cada vez mais disruptivas, inovadoras e abertas. É vista no clima de trabalho e na satisfação dos colaboradores – expressa principalmente na última edição do Great Place to Work, que acaba de ser divulgada. Fomos selecionados como uma das dez melhores agências de médio porte do Brasil para trabalhar. Relativo a 2018, o levantamento é baseado nas respostas de colaboradores a questões qualitativas e quantitativas, além da avaliação das práticas e da cultura das organizações. Um reconhecimento de quem faz parte do time e valoriza um novo jeito de se trabalhar.

Soma de expertises

Neste cenário de evolução é que damos boas-vindas a 2019. Somos inquietos e muito diferentes entre nós mesmos, mas estamos unidos por uma mesma cultura. Um mesmo rumo.

No final do ano passado, a BriviaDez nasceu a partir da fusão de duas empresas com grande reconhecimento do mercado nacional, criando uma das mais completas agências de estratégia, experiência e comunicação do país. Surgimos com um mindset genuinamente digital, o que faz toda a diferença nos resultados. Não existe necessidade de adaptação às mudanças, pois somos parte delas.

Na nossa entrega de valor, agregamos transformação digital à criatividade, apoiando nossos clientes a enfrentar com segurança os desafios da atualidade – e até antecipando o que vem por aí. Propomos estratégias criativas e de alto impacto, com relevância para os negócios de quem atendemos.

Somos uma equipe composta por muitas habilidades: analistas, designers, redatores, estrategistas, engenheiros. Não bebemos de uma mesma fonte, mas compartilhamos da mesma sede: saberes plurais. Vivemos um grande momento, a partir de uma caminhada sólida formada por cases de impacto, rumo a um futuro com perspectivas ainda melhores. E queremos desbravadores ao nosso lado.

Abertos ao futuro

É uma convicção nossa: as marcas são ativos transformadores que geram valor. E, numa era marcada pela efemeridade, precisam ainda mais orientar os caminhos. Por isso, desenvolvemos estratégias, experiências e ações que funcionam de forma orquestrada.

Estarmos no Impact Hub, inseridos em uma comunidade vibrante, é como despertar diariamente para o novo. É fonte de inspiração e de superação – para o nosso trabalho e nossas vidas. Apostamos com confiança num novo formato, antecipando um movimento que será intenso em pouco tempo. O futuro é agora!

 

por Roberto Ribas

Chief Strategy Officer (CSO) da BriviaDez