Accelerate 2019 - O Ezequiel participou e escalou - Impact Hub Floripa
Accelerate 2019 – O Ezequiel participou e escalou
19 março 2019 - Impact Hub

O Accelerate2030 é um programa de nove meses, co-iniciado pelo Impact Hub e pelo PNUD, com a missão de acelerar internacionalmente o impacto de empreendimentos que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável internacionalmente.

A inscrição para etapa nacional começará em 20 de março. A pré-incrição já pode ser feita em brazil.accelerate2030.net

 

Conheça a história do Ezequiel, empreendedor brasileiro que participou do Accelerate 2030 e hoje ajuda a salvar a água do planeta.

Era uma manhã dessas bem comuns quando Ezequiel foi ao banheiro para fazer xixi. Assim que terminou, ao acionar a descarga, pensou: “acabo de desperdiçar muita água limpa!”. A partir de então, levou sete meses para encontrar uma solução química que resolveria este problema. Agora, ele e sua esposa são os orgulhosos donos do Piipee, um produto ecológico que elimina o uso da água no toalete durante a micção.

 

O INÍCIO

Piipee é meu terceiro negócio. Eu comecei o primeiro quando tinha 16 anos. O segundo foi um projeto junto com minha esposa. Em março de 2010, surgiu a ideia de Piipee – o terceiro negócio. Enquanto estudava o mercado, notei que, em relação a banheiros ambientalmente corretos, havia apenas aqueles que utilizavam água de chuva ou vácuo, mas essas eram soluções caras e demoradas. Não consegui encontrar nada que fosse rápido e barato.

 

Fui ao supermercado e comprei todos os produtos de limpeza disponíveis. Comecei a verificar os ingredientes de cada um para encontrar uma fórmula. Vi que tentar criar um produto específico era difícil, já que havia muitos critérios que eu gostaria de considerar: ser biodegradável, barato e feito de ingredientes acessíveis. Foi então que minha família e eu começamos tentar de tudo. Chegamos a fazer xixi em xícaras e experimentamos várias combinações químicas diferentes. Depois de sete meses, conseguimos chegar na fórmula certa.

 

Os próximos passos foram fazer o pedido para registro de patente no Brasil, desenvolver um dispositivo para uso empresarial e um spray para uso residencial. No momento, estamos vendendo em todos os estados do Brasil e temos mais de 400 clientes, como a Braskem, a Vale e a PepsiCo. No entanto, o que mais nos orgulha é, desde novembro de 2015, termos ajudado a economizar mais de 6 milhões de litros de água limpa.

 

A JORNADA

Claro que não foi uma jornada fácil. Eu, por exemplo, não tenho formação em engenharia. Por isso, levei muito tempo para desenvolver o conceito. Um engenheiro poderia fazer isso em quatro semanas, mas precisamos de sete meses. E tenho que admitir: começar um novo negócio é sempre difícil.

 

O maior desafio foi iniciar as vendas. Isso nos levou cinco anos. Mas depois nossa empresa cresceu 3 a 4 vezes mais rápido do que o esperado. Dois por cento do nosso lucro vai para caridade. Deus me deu essa ideia e eu acreditei que também deveríamos compartilhar isso com os outros.

Também estamos muito orgulhosos de nossos clientes. As pessoas estão, espontaneamente, publicando fotos no Instagram para mostrar que usam o Piipee. Elas se sentem envolvidas com o produto.

 

OS FATORES DE SUCESSO

Acho que temos muita exposição na mídia e os clientes nos encontram porque é uma solução boa e diferente, um produto sexy. E, claro, o nome chama muita atenção. Funciona em todas as línguas e todos sabem o que é. Já participamos de mais de quinze programas e competições com o nosso produto.

 

Também estamos muito orgulhosos do fato de nossa patente ser reconhecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual como uma solução inovadora para a mudança climática e, em 2016, estarmos entre as quatorze startups mais inovadoras do Brasil e convidadas a participar de uma missão no Reino Unido.

 

SONHOS FUTUROS

Nossos sonhos futuros? Queremos eliminar 100 por cento de água limpa ao urinar. Para estabelecer isso, estamos desenvolvendo um novo modelo de mictórios e sanitários com a solução Piipee dentro. Com este dispositivo, será possível monitorar em tempo real que tipo de banheiro precisa ser limpo, reabastecido e, por exemplo, quanto tempo leva para limpar os banheiros – uma solução perfeita para empresas maiores.

 

Acredito que em 10 anos não vamos mais fazer xixi em água limpa. Piipee pode fazer a diferença. Muito disso graças à semana Accelerate, que nos trouxe novas parcerias e nos possibilitou expandir para o exterior.

 

Este artigo faz parte de uma série onde serão apresentados alguns dos negócios finalistas da etapa internacionaL do Accelerate2030.

 

O Accelerate2030 é um programa de nove meses, co-iniciado pelo Impact Hub e pelo PNUD, com a missão de acelerar internacionalmente o impacto de empreendimentos que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável internacionalmente.

 

Para participar, a inscrição para etapa nacional começará em 20 de março. A pré-incrição já pode ser feita em brazil.accelerate2030.net